Tiririca Deputado Federal


    BIOGRAFIA 

        Aos 8 anos começou a trabalhar em circo na cidade natal, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. O apelido foi dado pela mãe, quando o filho era mal-humorado e zangado. Frase mais famosa: "Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!".

       Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas — espécies de pequenos circos, muito comuns no Nordeste — se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem - mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina, no repertório deste. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.

       Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu Sou Chifrudo.

       O primeiro CD também causou muita polêmica, pois continha a canção Veja os cabelos dela, considerada por muitos como racista. Não obstante, os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.

       Em 1997, gravou o segundo CD (Tiririca), com destaque para as canções O Padroeiro do Ceará, Índia e Ele é Corno mas é meu Amigo. Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD (Dança da Rapadura), lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma Viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música "Índia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "Índia seus cabelos".

       Realizando uma série de espetáculos, no mesmo ano ingressou na Rede Record onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do barulho, abandonando temporariamente a atividade musical. Antes chegou a apresentar um programa[quem?] infantil na Rede Manchete. Posteriormente transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A Praça é Nossa. Lançou o CD Alegria do Forró e retornou à Rede Record onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista Tom Cavalcante.  
       Fonte: Wikpédia

    Eleições 2010: Um dos Vídeos da Campanha de Tiririca


    TIRIRICA É ELEITO ...

    Com o slogan “Pior que tá não fica”, e sem conseguir discorrer sobre sua plataforma política, Tiririca (PR) foi o candidato a deputado federal mais votado do Brasil nas eleições 2010.
    Francisco Everardo Oliveira Silva, nome de batismo do palhaço cearense, de 45 anos, teve mais de um milhão de votos. Em toda a história, o deputado mis votado foi Eneás, do Prona, com 1,5 milhão.
    Com a grande quantidade de votos de Tiririca, outros postulantes, com números inexpressivos, serão eleitos puxados pelo humorista por causa do quociente eleitoral - a soma dos votos da legenda e dos candidatos dividida pelas vagas de cada estado.
    Este número determina a quantidade de votos que um deputado precisa para se eleger, e o excedente é distribuído entre outros candidatos do partido e chapas coligadas. Tiririca pode garantir cadeira em Brasília ao delegado Protógenes Queiroz (PCdoB), por exemplo.

    A propaganda eleitoral de Tiririca chamou atenção. Vestido de palhaço, ele apareceu entoando frases do tipo: "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", “vote no abestado” e “estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família”. O candidato a governador de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, não achou graça. Assumiu o desconforto e mandou tirar sua imagem da propaganda do humorista.

    Fonte: IG

    TIRIRICA PODE NÃO LER SEU DISCURSO DE POSSE:


    Se o deputado federal eleito não comprovar que sabe ler e escrever, seus votos serão anulados
    Os 1.353.820 votos que elegeram o palhaço Tiririca — o mais votado do país em números absolutos — e puxaram outros três candidatos a deputado federal de sua coligação poderão ser anulados por suspeita de que ele é analfabeto, o que, pela Lei Eleitoral, é um impedimento para sua eleição.
    A Justiça Eleitoral recebeu ontem denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral contra Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, alegando que a prova técnica apresentada sobre sua alfabetização mostra discrepâncias de grafias.

    O juiz da 1 Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, escreveu em seu despacho que "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma "razoável dúvida" sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever".
    O prazo para que Tiririca — que viajou ao Ceará para comemorar a votação com a família — apresente sua defesa é de dez dias.
    Essa denúncia do MPE foi recebida pela Justiça Eleitoral como complementação a outra, de 22 de setembro, na qual Tiririca é acusado de omitir a posse de bens materiais em sua declaração, no pedido de registro de candidatura, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral.
    Caso seja condenado, o deputado eleito poderá ter pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de cinco a 15 dias-multa por declaração falsa em documento público ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais.
    O delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, um dos responsáveis pela Operação Satiagraha em 2008, deve sua eleição para a Câmara dos Deputados ao palhaco: os 1.353.820 votos conquistados por Tiririca foram suficientes para a sua própria eleição e a de outros três deputados.
    Além do delegado da PF, que é do PCdoB — ele fez 94.906 votos com a proposta eleitoral de combate à corrupção —, os votos de Tiririca elegeram também Vanderlei Siraque (PT), que teve 93.314 votos, e Otoniel Lima (PRB), que obteve 95.951 votos.
    Classificado como um representante da alienação do eleitorado e puxador de votos de candidatos "de ficha não muito limpa", Tiririca elegeu, por ironia, um dos maiores símbolos da luta anticorrupção do país.
    O delegado Protógenes ganhou notoriedade por sua atuação na Operação Satiagraha, em 2008, quando prendeu o investidor Daniel Dantas duas vezes, sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. O delegado foi afastado das investigações depois de ser acusado de vazamento de informações.

    Fonte: O GloboSource URL: http://newinsightsblogs.blogspot.com/2010/10/tiririca-deputado-federal.html
    Visit new insights blogs for Daily Updated Hairstyles Collection

No comments:

Post a Comment

Popular Posts

My Blog List